VoltarIntegração no Pantanal: Natureza, pecuária, arroz irrigado e turismo

Integração no Pantanal: Natureza, pecuária, arroz irrigado e turismo
Escrito por: Helio Coelho - proprietário da Fazenda San Francisco

FAZENDA SAN FRANCISCO – BIOMA DAS ÁGUAS RASAS

Na língua regional a palavra Pantanal não significa brejo. Significa uma área (a nossa é muito grande) que recebendo águas das chuvas e das enchentes dos rios fica inundada por vários meses do ano.

Fazenda San Francisco situa-se na margem esquerda do Rio Miranda, ao final da Serra da Bodoquena. Recebe águas de enchente dos Rios Miranda e Salobra e água de chuva das encostas da Serra da Bodoquena. Numa enchente normal, cerca de 80% do terreno fica coberto de uma lamina d’água que varia de 0,10m até 1,20m. Apenas nas vazantes a água fica mais profunda, mas não passa de 1,50m.

Este mássico de águas rasas proporciona um habitat favorável ao desenvolvimento de um rico biota aquático. Organiza-se um bioma complexo que vai desde as algas até grandes mamíferos que também predam os habitantes das águas.

Águas Rasas

Pelo calor e penetração fácil dos raios solares as águas rasas são mais ricas em algas e outros nutrientes que alimentam os crustáceos, anelídeos e peixes; estes por sua vez alimentam as aves aquáticas.

Numa lamina de água mais rasa as aves tem mais facilidade de alcançar e captar seus alimentos preferidos: peixes, minhocas, caramujos e etc.
Quando as águas estão secando nas lagoas, corixos, e “baias” os peixes ficam tontos pela falta de oxigênio e são facilmente pelos predadores.
A fazenda San Francisco recebe água de rios relativamente curtos (Miranda e Salobra). Enche cedo, às vezes até numa chuvarada de Outubro – Novembro. Mas a enchente freqüente é em Dezembro – Janeiro, indo até a enchente das chuvas de São José, em Maio.
Junho e Julho escasseiam as chuvas e quando a seca é grande desaparecem todas as águas exceto a do rio Miranda, que nunca secou.

A irrigação do arroz é uma segunda enchente

A estrutura para captação, bombeamento e distribuição de água foi instalada em 1983. Anualmente o plantio dos primeiros campos de arroz ocorre na 2ª quinzena de Julho. No fim de Julho começam os primeiros “banhos” das parcelas para desencadear a germinação. Assim inicia-se uma 2ª fase de águas rasas – para satisfação do bioma local, que vinha sofrendo carência alimentar pela falta de água e nutrientes.

O plantio e os banhos seguem-se até fim de setembro. Quando as plantas do arroz atingem 15 cm de altura é colocada uma lamina de água de 5 a 10 cm que fica permanente até o arroz “virar o cacho”. Como o plantio é escalonado, a cobertura pelos banhos e pela inundação permanente vai de Julho a Dezembro, constituindo um grande benefício para o bioma da região.

Os campos de Arroz

Uma área extensa “coberta” por uma gramínea nutritiva como o arroz vira fonte alimentar para um grande numero de animais. Os pequenos ratos do brejo com suas famílias numerosas cortam o talo do arroz para alcançar a haste, as capivaras, os cervos do pantanal, as antas, são herbívoros que encontram excelentes pastagens no arroz. As sucuris, jibóias, cobras “bocas de sapo” e depois os carnívoros jaguatirica, mão pelada, cachorro do mato, onça parda e onça pintada fazem a festa na bicharada.

Pecuária Intensiva

A partir de 1975, na abertura da San Francisco, os terrenos altos foram formadas com capim calonião, providos de cercas e aguadas para ocupação pecuária.
Na década de noventa, com a intensificação da atividade e montagem do confinamento para a terminação das boiadas, iniciou-se o uso das lavouras de sequeiro: Milho e Sorgo para confecção de silagem. O milho foi descartado por não tolerar os longos períodos de falta de chuva. Passou-se a reforma das pastagens com Sorgo e novas forrageiras com o uso anual de fertilizantes.
Outra vez o bioma foi enriquecido por capins e grãos, trazendo mais fauna, agora principalmente os papagaios, maritacas, pombas e periquitos.

Turismo: O bicho homem vem olhar o bicho do mato

A noticia corre. O rio Miranda sempre foi bom de peixe e seus pantanais ricos em caça. Com as duas enchentes agora existentes o aumento da bicharada foi explosivo. A Fazenda San Francisco tornou-se o mais rico depositário de animais silvestres, no Estado do Mato Grosso do Sul.
A legislação acabou com a caça. Matar bicho é crime maior que matar homem, não tem legítima defesa. É inafiançável!!!

O grande número de turistas visitando diuturnamente a Fazenda San Francisco é explicado pela fauna abundante, pela beleza das lavouras irrigadas, pelo verde dos campos de capins adubados e finalmente pela beleza dos pantanais como Deus os criou, e que estão intocados. Cinqüenta e cinco por cento da área total está e seu estado original, ocupada pelo capinzal do mimoso, nos largões, os mássicos de caranda e os capões de vegetação mais densa nos terrenos mais elevados.

A operação turista foi no início planejada para visitas de um dia (Day use) Tour fotográfico nos pantanais e nas lavouras de arroz em veículo elevado com passeios pelas trilhas elevadas.

Tour aquático, no Corixo São Domingos, no flutuante de dois andares, com paradas para pescaria de piranhas e alimentação de jacarés.

Passeios a cavalo, para visita aos ninhos de pássaros, em especial aos ninhos de Arara-Azul. Visita aos rebanhos nas pastagens e no confinamento.

Farto almoço na cantina pantaneira, ou churrasco ao ar livre.
Á noite o programa é a focagem noturna em veículos especiais elevados, dotados de fortes focos de luz. A rica fauna noturna é visualizada, cervos, antas, jaguatiricas, mão-peladas, tamanduás e até onça pintada. 
Devido ao interesse de muitos turistas em ficar vários dias foi montada a Pousada Boiadeira, com nove apartamentos, providos de ar condicionado.

Qualidade Ambiental

Consideramos o aumento progressivo do número de visitantes um atestado de qualidade ambiental. A rica fauna existente é uma prova de que a atividade pecuária e a irrigação de arroz não prejudicaram a vida selvagem. Temos certeza que essas atividades humanas tornaram a vida animal mais agradável nesse recanto de harmonia e paz entre o homem e a natureza!!


Foto de Animais / Fauna e Flora do Pantanal. Fazenda San Francisco - Pantanal do Miranda - MS - Brasil.