VoltarCRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

CRAS - Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

A Fazenda San Francisco Agro-Ecoturismo é parceira do CRAS, na reintrodução dos animais em seu ambiente natural, veja aqui algumas informações sobre o CRAS. 

O CRAS foi fundado em 1988, e é subordinado a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, com uma área total de 132 há e composto por sede administrativa, centro de atendimento veterinário, cozinha com biotério, deposito, residência de zeladores, vinte e quatro recintos para aves repteis e mamíferos, um recinto para felinos, recinto para treinamento de vôo, dois piquetes interligados à um cercado. Nele trabalham 04 funcionários da SEMA e 05 funcionários tercerizados, sendo que o responsável é o Dr. Marcos Lenharo, médico veterinários que trabalha no local à 05 anos.

Já foram recuperados no Centro aproximadamente 7.500 animais deste 1988, um total de 213 espécies, sendo 129 espécies de aves, 54 mamíferos e 30 de repteis, destes animais 4% eram de espécies em extinção e 33% provem do trafico de animais.

Algumas das espécies reabilitadas pelo CRAS são: Onça Pintada, Lobo Guará, Arara Azul, Papagaio Verdadeiro, Arara Vermelha, Macaco Prego, Jabuti, Tucano, Gavião Real, Periquitos e muitos outros.
Atualmente se encontram no CRAS 824 animais e eles comem, ração, frutas, carne (dorso de Frango) e pequenos animais e insetos.

Quando os animais, 32% morrem devido as precárias situações em que se encontram, 11 % vão para o zoológicos, 4% ficam com fiel depositários, 1% para instituições cientificas.
Assim que os animais chegam no CRAS, eles cadastrados (origem, tempo de cativeiro), depois identificados (quanto a espécie, sexo e idade), quarentena (exames ), coleta de dadas biométricos (marcação), acondicionamento, acompanhamento quanto a aspectos sanitários, comportamental e nutricional, destinamento para repovoamento ambiental e monitoramento.

As maiores dificuldades são como sempre mão de obra e dinheiro, mas está à contento.
Os animais que estão mutilados são enviados as instituições de pesquisa e reprodução e quando não podem voltar à vida natural vão para fazendas pré catalogadas de preferência que trabalhem com ecoturismo.

Se você ou sua empresa desejar colaborar com nosso trabalho através de doações, tanto de alimento como de recursos, contate a Secretaria do Meio Ambiente em Campo Grande MS.