VoltarTURISMO PEDAGÓGICO NO PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO -2016


TURISMO PEDAGÓGICO NO PANTANAL - FAZENDA SAN FRANCISCO -2016

BAIXE AQUI O ARQUIVO EM PDF COM A DESCRIÇÃO E TODOS OS ROTEIROS COM VALORES. CLIQUE AQUI!

A Fazenda San Francisco oferece a você, amante da natureza, a oportunidade de conhecer um lugar considerado um dos mais ricos em biodiversidade do mundo, o Pantanal Brasileiro. É considerado por especialistas um excelente local para a observação da vida silvestre, sobretudo para FELINOS e AVES, com mais de 336 espécies registradas oficialmente. O motivo desta diversidade de animais é a abundância de recursos alimentares em diferentes ambientes como os campos abertos, vazantes, cerrados, corixos, rios e campos de arroz irrigado. Além disso, apoia Projetos de Pesquisa Cientifica como Gadonça, Jaguatirica, Papagaio-verdadeiro, Herpetofauna e Arara-azul.

        

É uma fazenda produtiva no Pantanal do Miranda. Possui três atividades econômicas, sendo a pecuária, agricultura de arroz irrigado e o turismo. Possui uma grande área de reserva florestal com forte influência do Rio Miranda. As instalações da Pousada são simples, apartamentos equipados com ar condicionado, ventilador, frigobar e w.c. privativo. O principal atrativo são os passeios de agro e ecoturismo. As refeições são servidas na Cantina Pantaneira com pratos típicos da culinária local e comida caseira. Os condutores de passeios da San Francisco são o principal destaque da Fazenda. Pantaneiros nativos ou de coração, se dedicam a receber o visitante e mostrar o jardim de sua casa: o Pantanal.

 

A Fazenda é a única no Pantanal com Certificação em Gestão de Segurança através do Programa Aventura. Oferece seguro Nesser Unibanco AIG. É importante observar os riscos decorrentes da visitação e prática de atividades na natureza como safáris diurnos e noturnos, cavalgadas, canoagem, trilhas na floresta e atividades da lida pantaneira. Para minimização destes riscos é muito importante seguir as orientações dos nossos guias pantaneiros que são treinados e orientados para atendê-lo com cordialidade, segurança e qualidade nos passeios. 

 

Seja bem vindo e boas aventuras no Pantanal da Fazenda San Francisco!!!

 

 

Pantanal * Projeto ESCOLA – Lazer e Estudo do Meio Pantaneiro – 2016

A Fazenda San Francisco, desde 1998, recebe grupos escolares para atividades práticas e educacionais com crianças a partir de 08 anos e com programas de 1 a 3 dias. Durante a visita são realizados passeios para conhecer o Pantanal e suas peculiaridades como fauna, flora, aspectos geográficos e culturais como o homem pantaneiro. Viemos através desta, apresentar-lhe as opções de atividades e em seguida pacotes de 1 a 3 dias para visitação na Fazenda San Francisco.

 

Passeio de Chalana no Corixo São Domingos com pescaria de piranhas e visita a figueira centenária

 

O passeio é realizado em barcos com dois andares e nele navegamos pelo Corixo São Domingos, um braço do Rio Miranda. Neste passeio é possível visualizar aves que vivem nas margens dos rios como o martim-pescador, biguás, garças, socós, gaviões e muitas outras. O jacaré muitas vezes é visto bem de perto. Com sorte, ariranhas, lontras e até um tamanduá podem passar perto do barco. São realizados também a pescaria esportiva de piranhas e visita à figueira centenária.

 

No passeio de Chalana explora-se aspectos como:

- Ecoturismo como forma de preservação do Meio Ambiente;

- A  mata ciliar do Corixo São Domingos;

- Flora: a Figueira Centenária – árvore comum encontrada nas matas ciliares e muito comum na Mata Atlântica.

- Corixo – hidrografia local – o Corixo, na época da cheia, estende-se e deságua no Rio Miranda. Estaremos conhecendo o local onde há a junção dos dois cursos de água no período da tarde.

- Fauna encontrada como: o Jacaré do Pantanal, gaviões, garças, e com sorte as ariranhas.

 

Duração média do Passeio: 2h30 - Link para fotos: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/pantanal/passeios.php

 

Passeio de Safári Fotográfico & Trilha do Carandá

 

Realizado em confortáveis carros safári. Percorre-se estradas entre as reservas de matas nativas, campos de arroz irrigado e visita a invernadas de criação de gado da fazenda com objetivo de avistar e conhecer a fauna e flora do Pantanal, além das atividades produtivas da fazenda.Durante o safári é realizada a Trilha do Carandá, que sobrepõe área inundável da mata ciliar do Rio Miranda. Esta caminhada dura aproximadamente 20 minutos. É possível você visualizar o encontro das águas do Corixo São Domingos com o Rio Miranda. Diversas aves e animais podem ser avistados durante todo o passeio.

No passeio de Safari Fotográfico explora-se aspectos como:

- Agroturismo ou turismo rural como atividade econômica sustentável.

- Fauna pantaneira encontrada nas áreas de lavoura e de reserva;

- Trilha suspensa nas margens do Rio Miranda – avifauna e flora de mataciliar onde há o encontro do Corixo com o Rio.

- Relevo – áreas de transição entre cerrado e as áreas baixas do Pantanal.

- A atividade pecuária no Pantanal.

 

Duração média do Passeio:  3h00 - Link para fotos: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/pantanal/passeios.php

 

Focagem Noturna de Animais Silvestres

 

Encontramos no Pantanal uma grande diversidade de animais com hábitos alimentares noturnos. Animais como o lobinho, jaguatiricas, antas, jacarés, capivaras, cervos, antas, tamanduás, corujas, alguns pássaros, e a imponente onça pintada. Durante a noite, o cilibim (farolete) que é usado na Focagem, reflete aos olhos dos animais. Apresentamos a possibilidade dos visitantes encontrarem algum destes animais no passeio realizado no período noturno.Percorre-se a área de produção de arroz irrigado (boa área para se avistar mamíferos) e área florestal de preservação ambiental. Na estação da seca (geralmente de Junho à Outubro) pode-se percorrer a bela área do Corixo Seco, com mata fechada e intacta. 

 

No passeio de Focagem Noturna explora-se aspectos como:

- Ecoturismo como forma de preservação do Meio Ambiente;

- Fauna encontrada como: a Anta, o Logo Guará, o Tambanduá Bandeira, a Jaguaritica, a Onça Pintada entre outros animais de habito norturno; 

 

Duração média do Passeio: 2h30 - Link para fotos: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/pantanal/passeios.php

 

Tirar Leite da Vaca

 

Este passeio tem início as 4h30 da manhã. O guia acompanha o grupo até o curral da fazenda para observar o manejo das vacas leiteiras. Retorno para a sede da fazenda para "quebra-torto" (típico café da manhã pantaneiro) e saída para passeio escolhido. Duração: aproximadamente 40 min

No passeio de Tirar Leite da Vaca explora-se aspectos como:

- Turismo Rural, como atividade econômica;

- A atividade pecuária no Pantanal;

- A lida do peão pantanerio com o gado;  

Duração média do Passeio: 40 min - Link para fotos: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/pantanal/passeios.php

 

Churrasco no Morro do Corixo - Luau

 

O morro do Corixo localiza-se próximo da sede da fazenda. É uma opção agradável para quem quer hospedar-se e curtir a noite no silencio do pantanal. A carne assada a lenha e o jantar é servido a céu aberto, em mesas de madeira. Tem até sobremesa! Para os mais animados, o som típico como chamamé, rancheira, polca e vanerão podem animar a festa. Duração: varia de acordo com o grupo.                     

 

Duração média do Passeio: 40 min - Link para fotos: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/pantanal/passeios.php

 

Atividades com a Cartilha de Estudo do Meio Pantaneiro

 

A Cartilha foi elaborada por uma equipe de biólogos e turismólogos e contem atividades interativas para as crianças aprenderem de forma dinâmica, as informações importantes sobre o Pantanal. Cruzadas, ligue, pinte, entre outras atividades transformam o aprendizado em uma brincadeira. Acompanha kit com lápis, borracha e giz de cera para a realização das atividades na fazenda.

Aspectos abordados:

- Geografia, Hidrografia, Solo, Relevo, Fauna e Flora do Pantanal

- O Município de Miranda, EFNB e a Guerra do Paraguai

- A Fazenda San Francisco e suas atividades

- Projetos realizados na fazenda como: CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Projeto Arara Azul; SODEPAN, Gadonça e Jaguatirica;

 

Palestras Educativas

 

Palestra sobre o Pantanal – abordam aspectos sobre a formação, relevo e hidrografia (ciclo das águas), geografia, características, flora, fauna, ameaças e conservação. Palestra Onça Pintada e Projeto Gadonça – aborda aspectos da ecologia da onça-pintada e explana sobre o conflito entre a onça e a criação de gado no Pantanal. E palestras como: Palestra Ecossistemas; Palestra Tráfico de Animais Silvestres e Palestra Biodiversidade pantaneira e Projetos Científicos na San Francisco.

 

 

Fotos de Atividades do Projeto Escola na Fazenda San Francisco:

 

 

 

Opções de roteiros:

 

* Roteiros de 1 dia no Pantanal (day-use)

1 - Aventura e Estudo no Meio Pantaneiro

2 – Lazer e Aventura no Pantanal

 

* Roteiros com hospedagem no Pouso Boiadeiro (sistema coletivo)

1 – Aventura e Estudo no Meio Pantaneiro - 1 noite

2 – Aventura e Estudo no Meio Pantaneiro - 2 noites

3 - Lazer e Aventura no Pantanal - 1 noite

Abaixo seguem os roteiros detalhados e tabela de com valores.

 

 

 

Roteiro de 1 dia no Pantanal (day-use)

1 -Aventura e Estudo no Meio Pantaneiro

 

Roteiro previsto:

 

 8h00 – Chegada na fazenda para o Quebra-torto (típico café-da-manhã pantaneiro)

 9h00 - Passeio de Chalana no Corixo São Domingos com visita à Figueira Centenária e Pescaria de Piranhas

11h30 – Piscina

12h00 – Almoço Pantaneiro com suco e descanso em redes

13h15 – Palestra Gadonça OU Pantanal e Dinâmica sobre animais ameaçados se extinção.

14h30 - Safári Fotográfico com caminhada na Trilha Interpretativa do Carandá na mata ciliar do Rio Miranda

17h00 – Lanche

Tenham uma boa viagem!

 

O passeio Inclui:

  • Passeios: Safári Fotográfico e Passeio de Chalana;
  • Refeições: Quebra-torto, Almoço Pantaneiro com suco e happy hour com suco, pipoca e bolo de chocolate;
  • Acompanhamento de guia pantaneiro
  • Palestra sobre o Pantanal OU Gadonça e Dinâmica dos Animais
  • Seguro Passeio;
  • Inclui: Cartilha de Estudo do Meio Pantaneiro que será entregue para a escola – não será aplicada na Fazenda.

 

Valido para Grupo mínimo 25 pagantes: A Fazenda oferece cortesia para guias, instrutores e professores acompanhantes, sendo 01 a cada 10 alunos pagantes e 01 motorista por ônibus.

 

Não inclui: Transporte Campo Grande à Fazenda à Campo Grande, Bebidas e Gastos Extras.

 

Observações  importantes:

  • Tarifário válido ate 31/12/2016
  • Programação sujeita à alteração e confirmação de acordo com as condições climáticas (chuvas, ventos, etc.) e operacionais.


 

Roteiro de 1 dia no Pantanal (day-use)

2 - Lazer e Aventura no Pantanal

 

 

Roteiro previsto:

 

 8h00 – Chegada na fazenda para o Quebra-torto (típico café-da-manhã pantaneiro)

 9h00 - Passeio de Chalana no Corixo São Domingos com visita à Figueira Centenária e Pescaria de Piranhas

11h30 – Piscina

12h00 – Almoço Pantaneiro com suco e descanso em redes

14h30 - Safári Fotográfico com caminhada na Trilha Interpretativa do Carandá na mata ciliar do Rio Miranda

17h00 – Lanche

Tenham uma boa viagem!

 

O passeio Inclui:

  • Passeios: Safári Fotográfico e Passeio de Chalana;
  • Refeições: Quebra-torto, Almoço Pantaneiro com suco e happy hour com suco, pipoca e bolo de chocolate;
  • Acompanhamento de guia pantaneiro
  • Seguro Passeio;

 

 

Valido para Grupo mínimo 25 pagantes: A Fazenda oferece cortesia para guias, instrutores e professores acompanhantes, sendo 01 a cada 10 alunos pagantes e 01 motorista por ônibus.

 

Não inclui: Transporte Campo Grande à Fazenda à Campo Grande, Bebidas e Gastos Extras.

 

Observações  importantes:

  • Tarifário válido ate 31/12/2016
  • Programação sujeita à alteração e confirmação de acordo com as condições climáticas (chuvas, ventos, etc.) e operacionais.

 

Roteiros com hospedagem no Pouso Boiadeiro (sistema coletivo)

Roteiro: Aventura e Estudo no Meio Pantaneiro - 1 noite

 

Roteiro previsto:

 

1o. Dia: 

08h00 - Chegada na fazenda San Francisco para Quebra-torto (típico café da manhã pantaneiro)

09h00 - Passeio de Chalana no Corixo São Domingos com visita à Figueira Centenária e Pescaria de Piranhas

11h00 - Retorno para a sede para piscina.

12h00 – Almoço Pantaneiro

14h00 – Palestra: Pantanal e Projeto Gadonça.

16h00CHECK IN NO APARTAMENTO. Lanche. Lazer e piscina.

16h30 - Dinâmica sobre animais ameaçados se extinção e Cartilha de Estudo do Meio Pantaneiro.

19h00– Jantar

20h00 – Focagem noturna de animais silvestres e Pernoite na fazenda.

 

2º. Dia:

04h30 –Tirar leite da vaca.

07h30 – Quebra-torto (típico café da manhã pantaneiro)

08h30 – Safári Fotográfico com caminhada na Trilha Interpretativa do Carandá na mata ciliar do Rio Miranda

11h00 - Retorno para a sede e almoço.

13h30 - Saída dos apartamentos e saída da Fazenda San Francisco. Tenham uma boa viagem!

 

Inclui:

  • 01 pernoite em apartamento coletivo que oferecem: com ar condicionado, ventilador, frigobar e w.c. privativo.
  • Refeições: 02 Quebras Tortos (café da manhã Pantaneiro), 01 Jantar, 02 Almoço Pantaneiro e 01 lanche.
  • Passeios: Safári Fotográfico, Passeio de Chalana, Tirar leite da vaca e Focagem Noturna;
  • Seguro Passeio;
  • Biólogo especializado em estudo do meio nas atividades abaixo:
  • Palestra sobre o Projeto Gadonça (a confirmar de acordo com data), Palestra sobre o Pantanal, Cartilha de Estudo do Meio Pantaneiro e Dinâmica sobre animais ameaçados se extinção;
  • A Fazenda oferece cortesia para guias, instrutores e professores acompanhantes, sendo 01 a cada 10 alunos pagantes e 01 motorista por ônibus. Grupo mínimo 25 pagantes.

 

Não inclui: Transporte Campo Grande à Fazenda à Campo Grande, Bebidas e Gastos Extras.

 

Roteiros com hospedagem no Pouso Boiadeiro (sistema coletivo)

Roteiro: Aventura e Estudo no Meio Pantaneiro - 2 noites

 

1o. Dia -Chegada na fazenda San Francisco horário a definir.  16h00 - CHECK IN NO APARTAMENTO. Lanche.

18h00 – Palestra sobre o Pantanal - 19h00 – Jantar

20h00 – Focagem noturna de animais silvestres e Pernoite na fazenda.

 

2º. Dia - 04h30 –Tirar leite da vaca - 07h30 – Quebra-torto (típico café da manhã pantaneiro)

08h00 - Passeio de Chalana no Corixo São Domingos com visita à Figueira Centenária e Pescaria de Piranhas

11h00 - Retorno para a sede para piscina e 12h00 – Almoço Pantaneiro

14h00 - Safári Fotográfico com caminhada na Trilha Interpretativa do Carandá na mata ciliar do Rio Miranda

17h00 – Lanche e 17h30 – Palestra Projeto Gadonça e dinâmica sobre animais ameaçados de extinção.

20h00 – Churrasco Pantaneiro no Morro do Corixo e Pernoite na fazenda.

 

3º. Dia - 07h30 – Quebra-torto (típico café da manhã pantaneiro)

08h00 – Cartilha de Estudo do Meio Pantaneiro  e 09h00 – Check out da Fazenda. Tenham uma boa viagem!

 

O Pacote Inclui:

  • 02 pernoites em apartamentos coletivo que oferecem: com ar condicionado, ventilador, frigobar e w.c. privativo.
  • Refeições: 02 Quebras Tortos (café da manhã Pantaneiro), 01 Jantar, 01 Almoço Pantaneiro, 01 Churrasco Pantaneiro no Morro do Corixo e 02 lanches.
  • Passeios: Safári Fotográfico, Passeio de Chalana e Focagem Noturna;
  • Seguro Passeio;
  • Biólogo especializado em estudo do meio nas atividades abaixo;
  • Palestra sobre o Projeto Gadonça (a confirmar de acordo com data), Palestra sobre o Pantanal, Cartilha de Estudo do Meio Pantaneiro e Dinâmica sobre animais ameaçados se extinção;
  • A Fazenda oferece cortesia para guias, instrutores e professores acompanhantes, sendo 01 a cada 10 alunos pagantes e 01 motorista por ônibus. Grupo mínimo 25 pagantes.

Não inclui: Transporte Campo Grande à Fazenda à Campo Grande, Bebidas e Gastos Extras.

 

 

Roteiros com hospedagem no Pouso Boiadeiro (sistema coletivo)

Roteiro: Lazer e Aventura no Pantanal - 1 noite

 

Roteiro Previsto

 

1o. Dia: 

08h00 - Chegada na fazenda San Francisco.

08h30 - Quebra-torto (típico café da manhã pantaneiro)

09h00 - Passeio de Chalana no Corixo São Domingos com visita à Figueira Centenária e Pescaria de Piranhas

11h00 - Retorno para a sede para piscina.

 

12h00 – Almoço Pantaneiro

 

14h00 – Safári Fotográfico com caminhada na Trilha Interpretativa do Carandá na mata ciliar do Rio Miranda

16h00CHECK IN NO APARTAMENTO. Lanche. Lazer e piscina.

19h00– Jantar

20h00 – Focagem noturna de animais silvestres.

Pernoite na fazenda.

 

2º. Dia:

07h30 – Quebra-torto (típico café da manhã pantaneiro)

09h00 – Saída da Fazenda após Quebra Torto.

Tenham uma boa viagem!

 

Inclui:

  • 01 pernoite em apartamento coletivo que oferecem: com ar condicionado, ventilador, frigobar e w.c. privativo.
  • Refeições: 02 Quebras Tortos (café da manhã Pantaneiro), 01 Jantar, 02 Almoços Pantaneiros e 01 lanche.
  • Passeios: Safári Fotográfico, Passeio de Chalana e Focagem Noturna;
  • Seguro Passeio;
  • A Fazenda oferece cortesia para guias, instrutores e professores acompanhantes, sendo 01 a cada 10 alunos pagantes e 01 motorista por ônibus. Grupo mínimo 25 pagantes.
  •  

Não inclui: Transporte Campo Grande à Fazenda à Campo Grande, Bebidas e Gastos Extras.

 


INFORMACOES IMPORTANTES:

 

O que trazer para sua melhor estadia aqui

  • Protetor solar
  • Repelente de insetos
  • Sapato fechado (tênis) – 2 pares
  • Chapéu ou boné
  • Roupa de banho (para piscina)
  • Equipamento fotográfico ou filmadora
  • Binóculos
  • Casaco impermeável para proteção de vento
  • Casaco para focagem noturna durante o inverno (abril a setembro)
  • Muito pique!!!

 

Observações:

  • Cortesias: 1 para cada 10 alunos pagantes entre guias, monitores e professores + 01 motorista por ônibus. Para professores sendo os mesmos dividindo apartamento com os estudantes. Motoristas e guias acompanhantes acomodados em acomodações mais simples (quarto com banheiro coletivo). SISTEMA COLETIVO = apartamentos quíntuplos e sêxtuplos – para single, duplo e triplo consultar valores com Central de Reservas.
  • Dispomos de 18 apartamentos entre quíntuplos e sêxtuplos.
  • O roteiro pode ser alterado conforme a necessidade da escola, condições operacionais e climáticas.
  • Tarifário válido ate 31/12/2016
  • Programação sujeita à alteração e confirmação de acordo com as condições climáticas (chuvas, ventos, etc.) e operacionais.

 

Condições de pagamento:

  • Sinal de 30% do valor do pacote para confirmação de reserva através de depósito bancário e o restante do pagamento ate 05 dias antes do check in na fazenda. Aceitamos cheque pré-datados dos pais.

 

Política de Cancelamentos:

  • Até 45 dias antecedentes a entrada, a devolução será integral;
  • Até 30 dias antecedentes a entrada, multa no valor de uma diária com relocação de crédito para outro período disponível.
  • Até 15 dias antecedentes ao início da entrada ou para pacotes em períodos de alta temporada, feriados nacionais e Réveillon: perda total do sinal de reserva.
  • Será cobrado No - show integral do pacote em caso de não comparecimento na data reservada.

 

Formas de pagamento:

  • Depósito bancário: Dados bancários: Banco do Brasil - Agencia 2936-x - C/C 24.818-5 - Faz. San Francisco Agro-ecoturismo Ltda. – O deposito somente deverá ser realizado após confirmação de reserva através da nossa Central de Reservas. O envio de comprovante de deposito é obrigatório.
  • Cartões VISA e MASTERCARD; / Dinheiro (real ou dólar)

 

 

Tabela de Valores – 2015-2016

 

Roteiros de 01 dia no Pantanal (day use)

1 - Aventura e Estudo do Meio Pantaneiro com Cartilha

2015

2016

Crianças de 06 a 11 anos

R$ 149,00

R$   162,00

Crianças acima de 12 anos

R$ 178,00

R$   194,00

2 - Lazer e Aventura no Pantanal

2015

2016

Crianças de 06 a 11 anos

R$ 115,00

R$   124,00

Crianças acima de 12 anos

R$ 143,00

R$   155,00

Roteiros com hospedagem no Pouso Pantaneiro (sistema coletivo)

1 - Aventura e Estudo do Meio Pantaneiro - 1 noite

2015

2016

Crianças de 06 a 11 anos

R$ 379,00

R$   410,00

Crianças acima de 12 anos

R$ 435,00

R$   470,00

 

 

 

2 - Aventura e Estudo do Meio Pantaneiro - 2 noites

2015

2016

Crianças de 06 a 11 anos

R$435,00

R$   470,00

Crianças acima de 12 anos

R$ 509,00

R$   550,00

 

 

 

3 - Lazer e Aventura no Pantanal - 1 noite

2015

2016

Crianças de 06 a 11 anos

R$ 291,00

R$   315,00

Crianças acima de 12 anos

R$ 339,00

R$   366,00

 

  • Tarifário válido ate 31/12/2016

Sejam bem vindos! Equipe Fazenda San Francisco

SOBRE A VIAGEM:

  • Na viagem rodoviária sugere-se que as crianças tragam garrafas térmicas com água, um copo de plástico e biscoitos/bolachas para comer durante a viagem, pois assim não necessita de paradas aproveitando melhor a viagem.
  • Durante o passeio de chalana é obrigatório o uso de coletes salva vidas.
  • Grupo mínimo para todos os roteiros: 25 alunos pagantes – na hospedagem em aptos quíntuplos e sextuplos.
  • A internet na fazenda é restrita pois por se localizar em área rural o acesso é difícil portanto não conte com internet para uso durante sua estadia.